O espaço de trabalho colaborativo e interacional: o guia completo - Inter Offices Móveis para Escritório e Ambientes Profissionais
inter Offices ambientes profissionais
móveis para escritório
|
 
 
 

O espaço de trabalho colaborativo e interacional: o guia completo

Tudo que você precisa saber sobre o trabalho colaborativo e interacional no seu ambiente de trabalho!

layout do espaço de trabalho não deve apenas ser atraente e hospitaleiro, mas também  manter a dinâmica entre os colaboradores . Esse é todo o desafio de uma empresa inovadora.

É verdade que se pede a estes ambientes de trabalho que joguem muito com a motivação, inspiração e até criatividade dos seus utilizadores. E por uma boa razão, devido à própria transformação da natureza das missões e ferramentas, somos mais frequentemente obrigados a trabalhar em modo de projeto . É um novo modelo baseado no conhecimento e no conhecimento, e que exige mais colaboração em equipe , reflexão e criatividade . 

A inovação nasce do confronto de ideias, ocorrendo em espaços físicos inspiradores e criativos. As melhores ideias virão de indivíduos que se encontram, que descobrem outras redes, outros círculos. Devemos, portanto, colocá-los em um ambiente que crie conexões, perspectivas de encontros e, portanto, pontos de vista . 

A inovação pode vir de uma reunião colaborativa, de uma reunião não planejada na cozinha ou refeitório, de trocas informais durante um intervalo, etc. Devemos, portanto, cultivar fisicamente esta ideia de abertura, criando experiências colaborativas híbridas . O espaço deve ser aberto , mas não totalmente aberto, designando pontos de encontro ocasionais .

Crie espaços coletivos híbridos e espontâneos 

Muitas vezes, o trabalho em equipe exige espontaneidade , seja para apresentar um briefing, compartilhar feedback ou resolver uma situação, por exemplo. E esta espontaneidade anda de mãos dadas com a possibilidade de nos encontrarmos rapidamente , sem necessariamente ter que reservar quartos com antecedência. Assim, ao brincar com o zoneamento de uma plataforma, o mobiliário de escritório pensado para agilidade permitirá aos usuários projetar espaços de reunião fora das salas de reunião habituais . 

Mesas e cadeiras altas, pufes, quadros: o centro coletivo

A ideia é permitir que uma equipe crie e reconfigure seu espaço temporário, movimentando os móveis de acordo com as necessidades; em seguida, coloque as mesas altas móveis , quadros de escrita para listar suas ideias e painéis acústicos  para se isolar do resto do ruído ambiente. 

Reunimos improvisados ??aumentando o número de assentos; você pode pegar um pufe extra para discutir um assunto no escritório de um colega, etc. O objetivo deste mobiliário é criar espaços menos formais , com um cenário diferente e propício - de acordo com a ideia de Johnson - à emulação e à criatividade.

A alcova acústica e a poltrona para bolhas de trabalho

Junto aos escritórios ou dentro dos próprios espaços híbridos, convidamos também a instalar mobiliário que promova  a concentração e privacidade dos colaboradores sem ficar isolado do resto do espaço propício a reuniões. 

Este mobiliário pode ser constituído por alcovas acústicas , forradas com materiais absorventes e equipadas com bancos, mesa e eventualmente ligações para instalação de biombo por exemplo. Também pode optar por poltronas acústicas para criar bolhas de trabalho, ou cabines acústicas totalmente fechadas, mas abertas para o exterior graças às divisórias de vidro. 

A sala de reuniões no modo think tank

Outro desafio atual em termos de layout de escritório é repensar completamente a sala de reuniões. A grande e intimidante mesa hierárquica sobreviveu. É hora de quebrar os códigos deste lugar onde já não ousamos falar, onde nos consultamos discretamente para respeitar uma determinada ordem na distribuição dos assentos, etc. 

Por outro lado, liberamos espaço para estimular a movimentação  com móveis de fácil movimentação . A sala está equipada com vários quadros de escrita, pufes, cadeiras com rodízios, etc. 

Espaços de treinamento flexíveis

O objetivo de qualquer formador ou orador é captar a atenção do seu público e gerar uma participação ativa , de preferência num sentido ascendente e não descendente! Por isso, aconselhamos que opte por móveis modulares e versáteis para lhe oferecer maior flexibilidade na organização do espaço, dependendo da matéria abordada, do ritmo da formação, do perfil e do número de participantes.

Por isso, opte por mesas dobráveis ??com rodízios que lhe permitirão, por exemplo, alternar facilmente entre workshops coletivos com mesas presenciais ou uma sala de treino mais tradicional em forma de filas, ou ainda cadeiras de treino com tablet incluído. Adicione painéis de escrita móveis e fixos . Não se esqueça das cores para trazer um lado aconchegante e atraente ao seu espaço de treinamento!

O auditório modular

Quer ter um espaço dedicado a discussões que reúna todos ou a maioria dos seus colaboradores , para apresentar a sua nova missão corporativa, a sua visão ou os seus últimos números? As plataformas feitas para você! 

Terminada a reunião, estas plataformas modulares e versáteis permitirão que as suas equipas continuem as discussões noutro formato e voltem a habitar as instalações à sua maneira e de acordo com as suas necessidades. 

A cafeteria multifuncional

Verdadeiro espaço de convivência, a cozinha com a sua mesa comum é por excelência o local de encontro desorganizado , não codificado, o local de abertura sobre outros assuntos. O lugar onde as ideias explodem, alimentadas pela chegada repentina de um colega que passa. Recebemos cada vez mais palestrantes lá, durante uma conferência ou apresentação de um projeto.

Mas como muitas vezes as empresas procuram espaço , seria uma pena não antecipar o hibridismo da sala! Por isso, certifique-se de utilizar móveis que convidem ao máximo o movimento , como mesas altas , bem como móveis que possam ser facilmente movimentados, eventualmente dobráveis ????e empilháveis ??, para poder reorganizar o espaço de acordo com as necessidades. 

Crie espaços de relaxamento amigáveis

A recepção ou área de descanso, conforto acima de tudo

Quer tenha uma área de recepção e uma área de relaxamento, ou esta última funcione como ambas, esta área dos seus escritórios é essencial, além de dar uma primeira impressão positiva aos seus clientes, parceiros, potenciais talentos, etc. ., este espaço permitirá que os seus colaboradores escapem do seu posto de trabalho por alguns minutos, o que é benéfico para a sua concentração , mas também para a sua capacidade de recuar e ter novas ideias ou mesmo para a gestão do stress . 

Para acomodar confortavelmente suas equipes e incentivar mais uma vez reuniões e interações improvisadas, opte por móveis confortáveis , como sofás e poltronas , ou mais informais, como pufes , nos quais será agradável tomar um café ou consultar um documento que exija baixo nível de conhecimento. concentração. 

Espaços ao ar livre

Por fim, se tiver a sorte de ter um espaço exterior, aproveite-o e organize-o para convidar os seus colaboradores a tomar ar fresco e recarregar baterias ! Tiramos as mesas, as cadeiras, os bancos. E por que as cabines feitas perto de Annecy e oferecidas pela Inter Offices? Equipados com rodízios, movimentam-se à vontade entre o interior e o exterior e podem acomodar até 6 pessoas! Que melhor maneira de desfrutar de um clima agradável enquanto faz um brainstorming sobre o tema do momento!