Como montar um escritório ergonômico com sit-stand
Você já reclamou de ficar muito tempo sentado no trabalho ou de ter dores nas costas
Você já reclamou de ficar muito tempo sentado no trabalho ou de ter dores nas costas ? Muitas vezes, as suas doenças estão ligadas à falta de mobilidade. É a “doença do século”, pois segundo o Cnam (Fundo Nacional de Seguro de Saúde), 80% dos brasileiros sofrem pelo menos uma vez na vida de dores nas costas. Este é um problema que as empresas não podem mais ignorar.
Sim, o corpo humano não foi feito para ficar sentado por muitas horas seguidas! Para remediar isso, existem muitas soluções, como a mesa sit-stand . Já popular em muitos países, trabalhar em pé durante parte do dia parece estar se tornando a nova norma.
Criada há cerca de vinte anos na Dinamarca e amplamente adotada nos países escandinavos, na Holanda, mas também do outro lado do Atlântico nos Estados Unidos, a mesa regulável em altura , também chamada de "sit-stand" ou "mesa de pé" prova ser uma verdadeira ferramenta de bem-estar e saúde no trabalho, além de aumentar a produtividade de seus usuários.
Pequena anedota: você sabia que figuras ilustres que marcaram a história como Thomas Jefferson, Leonardo da Vinci, Victor Hugo, Charles Dickens e Winston Churchill, já haviam optado por adotar uma posição em pé para trabalhar.
1. A mesa sit-stand: a solução para um estilo de vida sedentário
O corpo humano precisa estar em movimento para ser saudável . Isto pode parecer uma afirmação do óbvio absoluto, mas tendemos a esquecê-lo demais. E não é o período pandémico que irá reduzir a nossa falta de mobilidade, uma vez que também resultou numa queda significativa das actividades desportivas em França. No entanto, ficar sentado 8 horas por dia aumenta o risco de morte prematura em 15% e em 40% para quem fica sentado 11 horas por dia. E o sedentarismo é um custo para a sociedade!
2. A mesa regulável em altura: a nova tendência em design ergonômico
Em plena expansão, a mesa sit-stand é uma instituição dos países nórdicos e já amplamente implantada nas maiores empresas dos Estados Unidos (cerca de 80% dos escritórios). Além disso, a Alemanha e o Japão estão a equipar-se massivamente. A ergonomia está se tornando um assunto essencial após a Covid19 na cultura empresarial. Na Dinamarca, existe até uma lei desde 2014 que exige que as empresas generalizem secretárias com altura ajustável nas suas instalações. Em França, embora os postos de trabalho fixos ainda representem 95% dos escritórios, a proporção de secretárias reguláveis ??em altura está a aumentar, tornando-se um novo padrão nos espaços de trabalho profissionais, mas também em casa, no contexto do teletrabalho.
Em termos de tendências, as empresas que investem neste tipo de mobiliário de escritório provêm principalmente dos sectores bancário, segurador e Hi-Tech. O Facebook, por exemplo, equipa seus escritórios em Palo Alto com cerca de 350 mesas com suporte para sentar. A empresa iria ainda mais longe ao oferecer aos seus funcionários um modelo equipado com esteira para caminhar durante o trabalho.
3. A mesa sit-stand: a mesa que se adapta às suas necessidades
A mesa sit-stand possui um tampo de mesa ajustável em altura que pode ser levantado e abaixado para se adequar à sua altura. Existem dois tipos de mesas sit-stand: manuais ou motorizadas . Se você não possui nenhuma fonte de alimentação disponível em suas instalações ou em casa, a opção de manivela é obrigatória. A opção elétrica requer tomada, mas é muito mais prática. Tudo o que você precisa fazer é controlar a subida ou descida da plataforma usando um interruptor. Em alguns modelos, uma opção de conforto adicional permite até salvar e configurar suas configurações favoritas ! Existem muitos modelos no mercado com uma ampla faixa de preços.
Mesa ajustável em altura Up T!
Ao adotar uma secretária com altura regulável, irá limitar o risco de desenvolver dores ao longo da coluna até ao pescoço, ou de criar pontos de pressão sob as coxas, promovendo a circulação sanguínea e aliviando as zonas onde o seu corpo repousa. Mas, como todas as coisas boas, você não deve exagerar. Ficar em pé o dia todo é tão ruim para a saúde quanto ficar sentado o dia todo. Tudo está na nuance. Você deve, portanto, alternar posições ao longo do dia . Para tarefas ativas ou que exijam baixa concentração, mas também para reuniões dinâmicas e criativas, a posição em pé é ideal. Por outro lado, para tarefas que exijam mais concentração , aconselhamos que volte à posição sentada. As mesas sit-stand estão disponíveis como mesas individuais, bancos para duas pessoas ou como mesas de reunião com altura ajustável para aumentar a produtividade dos funcionários.
Não, mesa regulável em altura !
O conceito atrai você, mas você teme não conseguir mudar seus hábitos e, portanto, ficar sentado? Como acontece com qualquer mudança, você deve começar gradualmente. Se você está pensando em fazer uma maratona, não correrá 42 km no primeiro treino! Bem, é o mesmo com sua mesa de apoio. O importante é ouvir a si mesmo, seu corpo será o melhor barômetro. Até agora, não existem estudos científicos que forneçam com precisão a duração ideal do tempo gasto em pé e sentado. Mas recomendamos alternar ciclos médios de 1 a 2 horas para uma boa mobilidade . Se no início for difícil seguir esta frequência, pode então programar os seus tempos de mudança, um alarme que lhe permite lembrar-se de alternar as diferentes posições. Seus objetivos devem permanecer razoáveis.
4. A “mesa permanente”: o escritório rentável para a empresa
“ Imponente”, “barulhenta”, “antiestética” e cara, a mesa regulável em altura nem sempre teve boa divulgação. Se antes o seu preço aparentemente elevado constituía uma barreira, os preços são agora mais atrativos. Existem muitas gamas com diferentes opções para se adequar ao orçamento de cada pessoa. Os fabricantes também trabalharam no design e na otimização dos componentes elétricos.
Certamente, se compararmos com a compra de uma secretária standard e, portanto, fixa, as secretárias sit-stand representam muitas vezes um custo direto mais elevado para o empregador. Por outro lado, o bem-estar e a saúde dos colaboradores têm um custo indireto, mas muito real, no desempenho da empresa.
Mesa de apoio Ongo Spark , uma verdadeira inovação com base em rodízios para máxima mobilidade e apoio para os pés incluído para um assento ergonômico, para combinar com o banco Ongo para um assento dinâmico.
Os benefícios de escolher uma mesa sit-stand giram em torno de três pontos: saúde, produtividade e humor. Os pesquisadores concordam que seríamos 46% mais produtivos se trabalhássemos em pé . Todos sonham com um ambiente de trabalho onde o bom humor reine e onde emanem vibrações positivas de todos! Claro que não estamos em Alice no País das Maravilhas, mas há evidências de que as mesas sit-stand, além de terem efeitos positivos na saúde, melhoram o humor e aumentam os níveis de energia ; enquanto faz você queimar mais calorias! 54 calorias adicionais seriam queimadas trabalhando 6 horas em pé em vez de sentado, de acordo com um estudo publicado em janeiro de 2018 no European Journal of Preventive Cardiology. Vamos assinar? É isso que importa, estar tonificado, numa posição pró-ativa tanto para o corpo como para a mente.
Observamos também que ficar em pé melhora a comunicação informal com os colegas. Estes são mais fáceis e espontâneos. A mesa com altura ajustável permite reuniões improvisadas mais eficazes. Ao trabalhar em pé, estimula-se o movimento e a interação, facilitando o uso do espaço, tornando-o mais ativo e eficiente.