Ar condicionado no escritório sim ou não qual sua opnião em relação - Inter Offices Móveis para Escritório e Ambientes Profissionais
inter Offices ambientes profissionais
móveis para escritório
|
 
 
 

Ar condicionado no escritório sim ou não qual sua opnião em relação

O grande dilema de todos os escritórios é usar ar condicionado todos os dias sim ou não? Deixe seus comentários para sabermos qual é sua opnião sobre isso.

O uso de ar condicionado no escritório certamente está entre as principais causas de discussões encontradas no ambiente de trabalho. Na verdade, a temperatura sentida pode ser diferente de pessoa para pessoa, provocando mau humor e mal-entendidos entre colegas.

Mas o que a lei diz sobre isso?
Aqui estão as instruções a seguir, para evitar pequenas batalhas internas, ajudar o meio ambiente evitando desperdício de energia e não correr o risco de sentir muito calor. São pequenas regras que, juntamente com as regras que regem a escolha da mesa ou cadeira, farão do seu escritório um local mais produtivo e saudável.

As regras para regular a temperatura no escritório

O ar do escritório deve ser sempre saudável, inclusive através de sistemas de ventilação, prestando atenção a todos os trabalhadores que possam ser afetados pelas correntes de ar. No que diz respeito ao ar condicionado, de acordo com o Decreto Presidencial n.º 74, de 16 de Abril de 2013, a temperatura no local de trabalho não deve ser inferior a 26 graus , com uma tolerância de 2 unidades, pelo que mesmo 24 graus é aceitável. O perigo a evitar é o de uma diferença excessiva entre as temperaturas externa e interna, o que criaria uma mudança de temperatura perigosa para a saúde: a OMS recomenda não ultrapassar os 7 graus . Cobrir-se ao passar de um ambiente para outro é o cuidado a ser tomado para evitar consequências incômodas.

A umidade, sem dúvida, influencia a percepção da temperatura. No escritório o nível deve ficar entre 40% e 60%: se cair abaixo de 35% podem surgir problemas de saúde.

Quando o sistema estiver em funcionamento, as janelas devem ser mantidas fechadas. Já nas horas menos quentes do dia, por exemplo no início da manhã ou no final da tarde, é melhor abri-los para favorecer as trocas de ar .

Manutenção e precauções

A manutenção é essencial para garantir que o sistema de ar condicionado do escritório funcione corretamente. Antes do arranque sazonal a empresa deverá solicitar a limpeza dos filtros por uma empresa de manutenção especial. Na verdade, os filtros devem ser limpos com produtos antibacterianos e produtos de limpeza específicos. Além disso, é necessário verificar o escoamento da água, que pode ficar entupida provocando a proliferação de mofo e fungos em cantos escondidos. Por último, é aconselhável higienizar todas as partes que entram em contacto com a água condensada.

O funcionamento correto também está ligado ao uso igualmente correto, o que significa que todo o pessoal que normalmente tem acesso aos dispositivos deve ser devidamente treinado e informado. Manter o livreto de instruções para o caso.

Os riscos para a saúde

Ter um ambiente fresco durante o calor do verão permite trabalhar melhor: afinal, muitos não conseguiriam viver sem ar condicionado no escritório. O desconforto causado por uma temperatura muito alta não ajuda na produtividade nem na concentração. Porém, existem perigos à espreita se não for utilizado da maneira correta, criando frio excessivo. Na verdade, pode causar dores nas costas e na garganta, resfriados, dores abdominais, rigidez no pescoço e dores no pescoço. Até bronquite, pneumonia e infecções bacterianas. Então, como podemos evitar doenças e aborrecimentos?

A Inail recomenda não posicionar as mesas ao longo do fluxo de ar, pois nunca deve atingir diretamente o trabalhador. Além disso, os difusores não devem ser colocados perto de móveis ou prateleiras e devem ser posicionados na altura certa, pois o ar liberado pode fazer circular todo o pó e sujeira que muitas vezes se acumulam nos ambientes de trabalho.

A instalação ideal é um sistema de ar condicionado de teto, que consiga distribuir o ar de maneira uniforme e em velocidade mais lenta.

Se isso não for possível, você ainda precisa se certificar de explorar apenas os aspectos positivos do ar condicionado no escritório. Às vezes basta um pouco mais de atenção para colher grandes benefícios, sem discutir com os colegas!