Hoje a schiscetta está mais na moda do que nunca. Passar a hora do almoço no escritório é normal para muitos. Assim como a pausa para o café . As razões? Não só barato: preparar comida em casa muitas vezes significa pratos mais saudáveis e menos calóricos do que os do bar. Mas também um momento de verdadeiro relaxamento, principalmente quando há pouco tempo para se dedicar à refeição. O importante é mobiliar o escritório para que haja uma área destinada a esse fim, para que os funcionários possam se desconectar, socializar e voltar às suas tarefas recarregados. Um espaço funcional, mas também acolhedor, para os diferentes momentos da jornada de trabalho.
- Como organizar espaços para a hora do almoço
- A etiqueta da schiscetta
- Felicidade e desempenho no escritório
Como organizar espaços para a hora do almoço
As mesas e cadeiras devem atender a determinados padrões e garantir a saúde psicofísica do trabalhador. Mas não são os únicos móveis importantes para o escritório. A disponibilização de um ou mais espaços, consoante as necessidades, onde se possa tomar um café ou fazer uma refeição preparada em casa, é igualmente fundamental para criar um ambiente de trabalho que possa facilitar a permanência de todos os colaboradores.
Como fazer isso? Em primeiro lugar, é necessário garantir que os espaços utilizados para coffee breaks e almoços no escritório sejam separados dos restantes, de preferência com janela ou varanda. Caso não tenha quartos disponíveis, também pode criá-los utilizando divisórias de vidro ou madeira . Ou com paredes equipadas , também úteis como elemento de design e para manter livros, manuais e outros equipamentos de escritório sempre em ordem.
Quanto aos móveis, é necessária uma mesa espaçosa como a usada para reuniões, e um número adequado de cadeiras, além de eletrodomésticos úteis para armazenar e preparar alimentos, como geladeira e forno de micro-ondas. Nesta zona é também necessário colocar máquinas de venda automática de bebidas quentes e frias e snacks. Alternativamente, você pode inserir uma máquina de café e um dispensador de água. E talvez até um móvel onde você possa guardar, por exemplo, jogos americanos, talheres e guardanapos.
A etiqueta da schiscetta
Pausa para almoço no escritório sim, mas sem esquecer algumas regras fundamentais .
O primeiro Sem dúvida higiene e limpeza. A área dedicada ao intervalo para almoço no escritório deve estar sempre limpa: não só pelos funcionários, mas também pelos próprios funcionários. Na verdade, não são permitidas migalhas e sobras na mesa, por respeito a quem chega depois. Além disso, existem alguns alimentos e bebidas que devem ser evitados. Como peixe (que deixa forte odor no ambiente), vinho ou cerveja (que contém álcool).
Passar a hora do almoço no escritório também é uma forma de conviver com os colegas e estabelecer melhores relações interpessoais, sempre com respeito mútuo. Partilhar um espaço para relaxar exige bons modos: se faltar, pode sempre traçar uma útil “etiqueta da lancheira”!
Felicidade e desempenho no escritório
Os trabalhadores mais felizes são também aqueles que apresentam melhor desempenho no trabalho. Criar um ambiente favorável, no qual suas necessidades sejam levadas em consideração, é um dos motivos de satisfação e bem-estar dos colaboradores. É um bom ponto de partida para pensar também noutras intervenções personalizadas (como benefícios, programas de formação, espaços de carreira). Os benefícios que podem ser obtidos com este tipo de intervenção excedem em muito o investimento económico.
Montar um espaço para a hora do almoço no escritório também pode se tornar uma desculpa para repensar e rever a forma como o mobiliário de escritório é colocado . As soluções de design a ter em consideração são diferentes: podem resolver novas necessidades e exigências de uma empresa em expansão ou que tem de enfrentar mudanças.