O significado de parede equipada no contexto profissional e corporativo vai muito além do significado comum conhecido em termos de design de interiores residenciais. Este elemento vertical serve, de facto, antes de mais nada para dividir e organizar o espaço nos ambientes de trabalho , e como vocação secundária tem a de mobiliário e/ou ferramenta de arrumação . Precisamente por isso é oportuno falar não só de paredes equipadas, mas também daquelas que podem ser equipadas, portanto personalizáveis ??em função do tipo de necessidade e utilização pretendida.
- Paredes equipadas, quando o espaço evolui ao longo do tempo
- Paredes equipadas com design e funcionalidade
- As paredes equipadas entre o passado e o futuro
Paredes equipadas, quando o espaço evolui ao longo do tempo
Paredes e muros são imediatamente associados a algo sólido, estável e sobretudo permanente. Este último termo, porém, não se enquadra bem no contexto empresarial, que deve ser capaz de mudar, adaptar-se e crescer para se manter atual, produtivo e competitivo. As paredes abertas equipadas são uma alternativa válida, versátil e muito menos invasiva aos trabalhos de alvenaria ou gesso cartonado (também existem paredes equipadas em gesso cartonado). Na verdade, permitem reduzir tempo, custos e transtornos alterando o layout de um ambiente sempre que necessário. Além de organizar o espaço, as divisórias também foram pensadas para melhor aproveitá-lo, funcionando se necessário como móveis de armazenamento de materiais de escritório e documentos diversos.
Dependendo do caso, podem ser equipados com prateleiras, gavetas , arquivos , compartimentos com portas ou portas de correr . Ao combinar a função dos painéis divisórios com a de arrumação, é possível optimizar ao máximo qualquer perímetro , deixando ao mesmo tempo a oportunidade de transformar a estrutura numa posterior fase de remodelação. Não é por acaso que os dois factores mais preciosos da era moderna são o tempo e o espaço, pelo que com estes sistemas modulares poderá vivenciá-los plenamente, com vista à criação de valor acrescentado para a empresa e maior qualidade de vida no escritório.
Paredes equipadas com design e funcionalidade
O carácter eclético das paredes de escritórios equipadas manifesta-se também na variedade de formas e materiais que podem ser utilizados e combinações possíveis, pelo que poderá ter: paredes equipadas em madeira , paredes equipadas em vidro e metal e até paredes deslizantes , que podem ser combinadas entre si na versão mais eficaz e eficiente. O resultado são geometrias originais que brincam entre o minimalismo e a complexidade, entre linhas essenciais e irregulares, tudo sem nunca esquecer as operações diárias. Entre os pontos fortes está a mobilidade das estruturas que permite criar esquemas dinâmicos totalmente personalizados, sem estar vinculado a eles, e com a possibilidade de distorcer tudo com total liberdade.
Um exemplo de paredes divisórias emblemáticas da versatilidade destes elementos estruturais são as paredes de canto equipadas , que permitem também o aproveitamento de intersecções, normalmente subaproveitadas ou mesmo desperdiçadas. O design já não se torna apenas uma expressão visual, mas é colocado ao serviço do conforto e da racionalidade, aliás, pode-se dizer que são precisamente os projectos mais originais que contêm maior versatilidade. Ao quebrar ou reescrever as regras formais do escritório de interiores e do contract fit out, exploram-se territórios estilísticos ainda pouco explorados, em nome da experimentação e da implementação de uma dimensão inovadora do negócio. O habitat de trabalho torna-se mais habitável, saudável e produtivo, sem falar que o impacto visual representa também um cartão de visita incisivo e persuasivo.
As paredes equipadas entre o passado e o futuro
A diferença entre o estilo tradicional ou contemporâneo reside essencialmente nas formas e nas matérias-primas utilizadas. As paredes equipadas clássicas costumam ter uma estética importante, com acabamentos pensados ????para destacar a qualidade do artesanato. Na maioria dos casos o elemento escolhido é a madeira , pintada ou deixada de forma mais áspera, exibindo o seu grão e descoloração naturais absolutamente únicos. Este tipo de solução de mobiliário é normalmente escolhido em contextos como estúdios profissionais ou empresas históricas, com o objetivo de transmitir solenidade, tradição e fiabilidade. Madeira lacada, fibra de carbono, vidro, metal, designs minimalistas ou inusitados são as características distintivas das paredes equipadas modernas. Neste caso predominam as cores frias, as transparências e a luz filtrada através de painéis opacos ou translúcidos, sem nunca bloqueá-la completamente. As simetrias ou assimetrias não são fins em si mesmas, mas estão sempre ao serviço das operações, desde os elementos de divisão até aos de contenção.
Relativamente a esta última categoria de produtos para organização de espaço e arquivo no escritório , uma discussão à parte deve ser feita para a linha Calligaris de paredes equipadas elegantes e contemporâneas . Da casa ao local de trabalho o passo é curto e mantém um motivo de grande continuidade garantido pela lógica de design e fabricação dos vários modelos. O conceito de beleza soma-se ao de praticidade sem que um exclua o outro. Elegância e utilidade tornam-se uma só em móveis modulares e modulares projetados especificamente para integração com móveis existentes ou adaptação às necessidades do conceito. Estantes que viram paredes ou vice-versa , a borda é a imaginação, tanto nas linhas quanto nas tonalidades cromáticas. Embora sejam superfícies feitas para delimitar ou manter a ordem, a percepção é sempre de grande dinamismo, como se dissesse que o observador sabe que está olhando para um objeto com infinitas variações . Aqui está uma lista com fotos de paredes de escritórios equipadas .