Dores nas costas, pescoço e braços: dias sentados à mesa podem trazer muitos desconfortos. Existe uma forma de evitá-los e é a utilização de uma cadeira ergonômica . Mas como escolher o caminho certo? Existem vários factores a ter em consideração: os materiais, os apoios de braços, as regulações e orientações permitidas pelo encosto. Além disso, a cadeira ergonômica não pode ser um objeto padrão, mas deve atender às necessidades posturais de todos.
Algumas dicas para escolher uma cadeira ergonômica
Para escolher uma cadeira de escritório ergonômica, portanto, comecemos pelas características essenciais:
- Altura facilmente ajustável para se adaptar às necessidades de quem o utiliza e a secretárias de diferentes tamanhos. A altura é correta quando os pés estão firmes no chão;
- Apoios de braços também ajustáveis. Se posicionados corretamente, de fato, permitem relaxar os braços, ombros e pescoço;
- Encosto com altura e inclinação ajustáveis para apoiar a zona lombar e acompanhar a curvatura natural das costas;
- Rodas para facilitar os movimentos e assumir a postura correta com maior facilidade;
- Materiais resistentes e duradouros .
A isto podemos acrescentar o mecanismo de oscilação da cadeira e a possibilidade de optar entre encostos de diferentes alturas em função das necessidades. Na hora de escolher uma cadeira ergonômica é necessário estar atento aos detalhes para que a cadeira desempenhe sua função da melhor forma possível.
Por que a cadeira ergonômica é necessária?
Muitos sabem quanto custa um dia de trabalho no escritório, mas esse trabalho é muitas vezes menosprezado por ser realizado sentado, portanto considerado “confortável”. Passar o dia inteiro em uma cadeira desconfortável , em posição incorreta, porém, pode causar sérios danos às costas . Também não deve ser subestimada a forte sensação de cansaço e a dor que pode se espalhar do pescoço até as pontas dos dedos. Só existe uma maneira de evitar esses problemas: manter a postura correta : costas retas, cabeça nunca inclinada para trás, braços apoiados e antebraços paralelos ao chão. Infelizmente nem sempre é fácil. É aqui que entra a cadeira ergonômica. A cadeira certa, escolhida com a ajuda de especialistas, com base nas características físicas e nas necessidades individuais, contribui decisivamente para a manutenção do bem-estar e da saúde durante o horário de trabalho .
Usar uma cadeira ergonômica dá frutos rapidamente. Um novo bem-estar é sentido imediatamente , mas a longo prazo os benefícios são ainda maiores. A dor vai desaparecendo gradativamente , a jornada de trabalho passa mais rápido porque é vivida com menos cansaço físico.
Abaixo, algumas dicas dos modelos de cadeiras ergonômicas do nosso site:
Se você deseja saber qual é a postura correta para sentar à mesa , como posicionar o monitor na mesa e as características necessárias que uma cadeira ergonômica deve ter por lei, acesse a página dedicada às cadeiras ergonômicas .